Segredo


Contaram-lhe um segredo profundo, um pedacito pequeno de uma pessoa. Ela sabia que esse pequeno segredo lhe ia consumir a alma, negou partilhá-lo com quem fosse, nunca se desfez dele. Ela sabia como o guardar. O segredo crescia e um dia iria ser maior que ela mas ela teria de saber como o controlar. Às vezes sozinha a lutar contra a insónia ou a vontade de dormir, concentrava o seu pensamento nesse segredo e sentia a cabeça pesada, sentia falta de alguém a quem o pudesse contar, mas nunca o contou, sabia que não o devia fazer. Há segredos que são assim, que nos saltam para as mãos sem pedir licença e depois nos queimam por dentro por não os podermos deixar ir. Mas depois de doerem, sossegam e empurramo-los para o mais obscuro canto do nosso ser, assim acaba o impulso de querer contar a alguém. E há tantos segredos que se transformam em sorrisos, que se tornam parte de nós, que se desfazem em bocadinhos e nunca nos deixam realmente. Mas rege a verdade que um amigo respeita segredo.

- Kasti Valo

Poderá ter paz ?

Encosta a cabeça ao braço, a alma pesa-lhe menos nesta posição. O frio misturado com uma angustia inquieta que vem sabe-se lá de onde. Os lábios estão secos, pregados um no outro, a dor na garganta que desagrada como engolir xarope amargo. Sente o olhar cansado de quem espera sem saber, de quem dorme sem acordar, de quem descansa num vão de escada esquecido. Há uma lágrima encostada ao coração e ela sabe que muitas outras lágrimas virão em catapulta, embatendo bruscamente contra si. Os olhos ardem, não brilham, não reagem...Estão nublados, cinzentos, cobertos de tudo o que pode passar por dor, causada por um misero gesto estúpido vindo duma pessoa que julgava ser diferente todos parecem diferentes no fim mostram-se todos iguais. A diferença disfarçou a igualdade, um sorriso ocultou a angustia e trouxe as lágrimas. Um beijo cobriu o que deveria ter visto, uma pessoa fria, que a aquecia com seu carinho. Um toque de compaixão que no fundo nunca passou duma mentira. Precisa de descanso, espaço, tempo...tem que estar só, apenas consigo...

- Kasti Valo